ALIMENTAÇÃO NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA – 5 ERROS COMUNS


Foram 9 meses cheios de expectativa, vendo a barriga crescer, sentindo os chutinhos do filho, e aí ele nasce. Aquele ser mais precioso do mundo é colocado nos seus braços e você é a maior responsável pela sua vida, saúde e bem estar.

alimentação nos primeiros meses de vida

Aí bate o desespero. E se eu errar? E se eu não souber o que/como fazer? E se meu bebê ficar com fome?

As dúvidas são inúmeras, principalmente no que diz respeito à alimentação nos primeiros meses de vida. Claro, todo mundo sempre tem uma dica, um conselho, uma sabedoria… Mas sabemos que hoje temos muito mais informações do que tinham as nossas mães e avós, e que nem sempre as técnicas que elas utilizavam eram as mais corretas e seguras.

Pensando nisso e em acalmar vocês, novas mamães, separei 5 erros comuns para você não cometer na alimentação nos primeiros meses de vida do seu bebê.


  1. Se o bebê está chorando é porque ele está com fome

A única forma que o bebê tem para se comunicar é chorando. Ele pode chorar por fome, sono, dor, fralda suja/molhada ou qualquer outro tipo de desconforto. Se sempre que o bebê chorar oferecermos leite, ele acaba aprendendo que todos os desconfortos podem ser amenizados com comida, o que pode ser muito prejudicial a longo prazo.

alimentação nos primeiros meses de vida

  1. Meu filho deve mamar de três em três horas

Não estipule horários rígidos. O aleitamento materno deve ser em livre demanda, ou seja, quando e quanto o bebê quiser. Se ele dormir um pouquinho a mais, não tem necessidade de acorda-lo para mamar.

  1. Chás, água e suquinho de laranja lima complementam a dieta do bebê

Até os seis meses de idade a recomendação é de leite materno e SÓ. Ele supre todas as necessidades do bebê. Os chás, sucos e água podem causar diarreia e alterar o apetite do bebê.

  1. O bebê deve mamar 5 minutos em um peito e depois trocar

O ideal é que o bebê esvazie uma mama antes de passar pra próxima. Isso porque a composição do leite muda, no final da mamada, por exemplo, é que está a parte mais gordurosa do leite e o bebê deve consumi-lo.

alimentação nos primeiros meses de vida

  1. Se o bebê está com cólica é porque a mãe tem pouco leite

A cólica faz parte da maturação do sistema digestivo do bebê. É super normal ocorrer entre o primeiro e terceiro mês e nada tem a ver com a quantidade de leite da mãe.

Para mais informações sobre alimentação nos primeiros meses de vida, indico:

Leite materno – o melhor alimento do mundo

Sobre as cólicas dos bebês

Alimentos não indicados para menores de um ano 

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *