É HORA DO LANCHE QUE HORA MAIS FELIZ! 5


Muitas mamães quebram a cabeça diariamente ao ter que escolher o lanche dos seus filhos. Além da dúvida de o que colocar na lancheira, ou quanto colocar, é difícil variar e oferecer lanches balanceados.

Pensando nessa dificuldade, resolvi escrever esse post.

lancheira saudável

Primeiro, vou dividir os alimentos em três grupos:

CONSTRUTORES – as proteínas, que ajudam a construir os músculos. Como iogurtes, leites, queijos, coalhada, pates de ricota/iogurte/cream cheese, ovo, ovo de codorna e as carnes.

ENERGÉTICOS – os carboidratos, que dão energia
. Como pães (bisnaguinha, pão de forma, pão francês, brioche, pão de milho, pão de ovo, pão australiano, pão de queijo), tapioca, bolinhos/muffins (prefira os de fruta como banana, maçã, laranja, maracujá), cookies/bolachas (sem recheio!), biscoito de polvilho, cereal matinal/granola.

REGULADORES – frutas, verduras, legumes e castanhas, que ajudam a regular o funcionamento do organismo. Dê preferencia às frutas da época que são mais saborosas, nutritivas e baratas, dentre os legumes, cenourinha, pepino e tomate são ótimas opções, e as castanhas podem ser de caju, do pará, nozes, amêndoas, o que seus filhos gostarem.

O ideal seria incluir sempre um alimento de cada grupo. Por exemplo, se a bebida for um leite, precisamos incluir ainda um alimento energético e um regulador. Leite, bolo de banana e castanhas de caju.

Se a bebida for um suco (natural ou de polpa, por favor) ainda precisamos incluir um alimento energético e um construtor. Como ovinhos de codorna e cookies.

lancheira saudável

Deu pra entender mais ou menos o espírito da coisa, né? Se precisar de ajuda com as bebidas, dê uma olhadinha nesse texto!

Ah! Importante: tente sempre se informar com os professores/cuidadores se seu filho comeu o que ele levou, se trocou com o amiguinho, se comeu tudo, se jogou algo no lixo. Assim, você vai poder melhorar cada dia mais a lancheira, com coisas que ele gosta e diversos nutrientes.

Dica da couve: Se programe para fazer uma lancheira colorida sempre que possível e varie as cores ao longo da semana. Cada ‘cor de alimento’ é rica em determinados nutrientes, variando as cores oferecemos nutrientes diversos.

 


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 thoughts on “É HORA DO LANCHE QUE HORA MAIS FELIZ!

  • AndreeEStricklind

    Hello to every one, for the reason that I am truly eager of reading this
    web site’s post to be updated regularly. It consists of nice information.

  • SheliaIHoeppner

    You made some good points there. I checked on the net for more information about the issue and found most people will go along with your
    views on this website.

  • JcBZarlengo

    Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that
    it is really informative. I am gonna watch out for brussels.
    I will appreciate if you continue this in future. A lot of people will be benefited from your writing.
    Cheers!