COMO INCENTIVAR A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS FÉRIAS? SEIS ATIVIDADES


As férias de julho estão chegando e muitos pais e mães já estão a quebrar a cabeça – o que eu vou fazer com meu filho? Como distraí-lo?

Ninguém quer que a criança passe o mês em casa vidrado em telas, e nem sempre os pais conseguem conciliar as férias para viajar com os pequenos, aí o jeito é dividir as tarefas com os avós, tios, colegas e torcer pra não chover o dia todo.

Por mais que existam diversas opções de passeios e atividades na sua cidade, sinceramente, depois de uma ou duas semanas os programas – e a criatividade – vão se esgotando… Por isso, pensei em destacar aqui algumas atividades prazerosas pra fazer com os filhos nas férias, e ainda de quebra incentivar a alimentação saudável e ensinar um pouquinho sobre nutrição e saúde.

Afinal, não é porque é férias que as crianças vão viver de pipoca e doces comendo na sala, não é mesmo?

Vamos às atividades:

Vá pra cozinha – e chame os baixinhos

Seja pra fazer um bolo, pães, uma torta, biscoitinhos, sopa, sucos ou o almoço da família. Leve as crianças com você.

Dependendo da idade, ela já pode se engajar em certas atividades e realmente ‘te ajudar’. Que tal delegar algumas tarefas como separar os ingredientes, lavar as frutas/legumes/verduras, misturar ingredientes, untar a forma, entre outras?

Se quiser mais dicas pra facilitar a experiência, indico esse post aqui : 6 dicas para levar as crianças pra cozinha 

alimentação saudável

Plante, replante, colha, use.

Seja um pé de feijão no algodão, um vazinho de manjericão, alecrim ou hortelã, se tiver a oportunidade e o espaço, plante cenoura, couve, tomate, espinafre…

O legal aqui é mostrar um pouco a origem dos alimentos, dá onde eles vem, nascem de baixo da terra, em árvores ou em arbustos? Mostrar que quando cuidamos com amor e carinho, colhemos frutos depois. E que comer o que plantamos, tem um sabor diferente.

A técnica funciona bem até pra alimentos que normalmente as crianças rejeitam. Quando elas ajudam a plantar, as chances de experimentarem aumentam muito!!

alimentação saudável

É dia de feeeira, quem quiser pode chegar!

Pra mim, feira é lugar de criança, eles adoram ganhar mimos dos feirantes e experimentar e se lambuzar.

É lugar de conhecer alimentos diferentes, de outras regiões, de outros países. É lugar de comprar frutas e vegetais da época, é lugar de negociar, pagar barato, encontrar frescor e muito sabor.

Vá com tempo, leve um carrinho ou uma sacola boa pra carregar, de preferência dinheiro trocado, aproveite para tirar umas fotos do seu pequeno experimentando algo novo, curta a experiência.

alimentação saudável na feira

Mercadão, Zona Zerealista e similares

Tipo a feira só que mais, muito mais!

Tire uma manhã (ou uma tarde) para passear no mercadão da sua cidade, ou na zona cerealista, ou qualquer lugar desses que seus filhos possam entrar em contato com diversos alimentos novos e diferentes. Aproveite para almoçar ou lanchar por lá e levar alguns quitutes pro resto da família.

Adivinha o que é:

Essa eu lembro que minha mãe sempre fazia, o famoso ‘abre a boca e fecha os olhos’.

É simples. Você pede pra criança fechar os olhos e oferece algum alimento (pode ser durante o almoço/jantar ou no café da manhã e lanches) e aí ela tem que adivinhar o que era. Dá pra usar uma venda também, fazer competição entre irmãos ou amigos, enfim, aí vai de cada um. Dica da couve: fica mais legal/difícil quando a criança não sabe o que tem no prato.

alimentação saudável

 

STOP comestível

Pras crianças que já sabem ler e escrever, pra distrair as noites frias ou manhãs chuvosas, Stop é uma boa pedida.

Mude as categorias normais pra características ligadas aos alimentos, por exemplo:

Coisas que eu como sem mastigar

Coisas que eu como com a casca

Alimentos de tal cor (vermelhors/roxos/amarelos/alaranjados/verdes)

Alimentos que nascem em árvores

Legumes e verduras que eu já experimentei


Espero que gostem,

Beijos e boa sorte nas férias da criançada!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *