LEITE MATERNO, O MELHOR ALIMENTO DO MUNDO 2


Se eu te dissesse que existe um alimento que é o MELHOR do mundo e não custa nada, você acreditaria? Pois esse alimento existe, e é conhecido por aí como LEITE MATERNO.

O leite materno é feito exatamente do jeitinho que o seu bebê precisa. Na primeira semana pós-parto, é chamado de colostro – um leite mais espesso e amarelado, com mais proteínas, menos gorduras e uma grande quantidade de anticorpos, que funciona como se fosse a primeira vacina do bebê. O colostro é produzido em pequena quantidade, mas é suficiente para alimentar o recém nascido, que tem capacidade gástrica de apenas 7ml.

mama, what is thunder?

Com o tempo, a produção vai aumentando, por volta do quarto dia a mãe já é capaz de produzir em média 600ml de leite. O curioso na amamentação é que o volume de leite produzido varia dependendo da quantidade e da frequência com que a criança mama. A composição do leite também varia durante a mamada, a gordura, por exemplo, está mais presente no chamado leite posterior, ao final da mamada. Por ter mais gordura, esse leite é mais calórico, gerando maior saciedade ao bebê. Por isso, é tão importante que o bebê esvazie completamente um seio antes de passar para o próximo.

Além da sua composição perfeita, o leite humano possui numerosos fatores imunológicos. A mãe produz anticorpos contra agentes infecciosos com os quais já teve contato e esses anticorpos passam para o bebê, oferecendo proteção contra os microorganismos prevalentes no meio em que a mãe vive.

leite materno amamentação aleitamento

Acho muito importante dizer que NÃO EXISTE LEITE FRACO. Todas as mulheres produzem leite de bom valor nutricional e que satisfazem todas as necessidades do bebê nos primeiros seis meses de vida. Não é preciso oferecer água, chá, suco, papinha, NADA a mais até que o bebê complete seis meses.

Mais do que nutrir a criança, amamentar é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. Vale lembrar que a amamentação deve ser feita em livre demanda, ou seja, sempre que o bebê quiser. Mas atenção, os bebês não choram apenas por fome, e se forem atendidos sempre com o peito para acalmar seu desconforto emocional, poderão construir relações negativas ou equivocadas entre alimentação e afeto.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 thoughts on “LEITE MATERNO, O MELHOR ALIMENTO DO MUNDO

  • Alessandra

    Gostei muito do seu blog, estou com um bebê de 15 dia e gostaria de algumas dicas do que pode e o que deve ser evitado pra não dar cólicas no bebê, se puder me ajudar ficarei muito grata.
    Obrigada!!!!!