SUCO OU FRUTA, EIS A QUESTÃO


Antes de começar, gostaria de esclarecer que o suco ao qual estou me referindo é o suco natural, da fruta, com adição de água ou gelo e nada mais.


Muitas mães me perguntam se devem oferecer o suco ou a fruta pras crianças, qual é melhor, qual é mais saudável… Ao mesmo tempo, tenho percebido que as crianças tem tomado bastante suco (natural e industrializado) mas não tem tanta facilidade em comer as frutas. A partir disso, resolvi escrever algumas considerações sobre esse assunto.

CONSELHO DA COUVE: se você tiver que escolher, prefira as frutas.

criança comendo fruta

Se for oferecer pro seu filho, dê a fruta inteira (quando possível, claro, ninguém vai dar uma melancia inteira pra criança comer, né?). Por exemplo, uma pêra. É melhor que a criança possa segurar a fruta com as mãos e abocanha-la, fazendo aquele caldinho delicioso escorrer pelas bochechas e braços.

Por que eu digo isso? O fato das crianças comerem menos frutas, ou, quando eles comem, já estão picadinhas, faz com que o maxilar trabalhe menos, a arcada dentária não se desenvolva corretamente e o uso de aparelhos ortodônticos se faz necessário. Além disso, quando picamos a fruta ela entra em contato com a luz, calor e oxigênio, iniciando o processo de oxidação onde alguns nutrientes se perdem.

Outro ponto importante: as frutas são ricas em fibras. Lembrando, fibras são aquelas nossas coleguinhas que ajudam a regular o funcionamento do intestino, a reduzir o teor de colesterol no sangue e a nos deixar satisfeitos por mais tempo.

Quando fazemos sucos, principalmente para as crianças pequenas, muitas vezes coamos, e aí todas as queridas fibras ficam na peneira. Se o suco for feito e tomado imediatamente, a perda de vitaminas é mínima, mas se for coado – e assim pobre em fibras – ele acaba virando apenas um concentrado de frutose (o açúcar presente nas frutas) e algumas vitaminas e minerais.

suco peneirado

Não que a frutose magicamente apareça no suco e não está presente nas frutas, mas a quantidade de fruta que utilizamos para um copo de suco costuma ser maior do que o que consumiríamos in natura. Em um suco de laranja, por exemplo, vão cerca de 3 laranjas. O mesmo acontece com a tangerina. No suco de abacaxi, costumo colocar duas fatias grossas, enquanto se eu fosse comer a fruta, seria apenas uma fatia. O mesmo ocorre com o melão e a melancia.

Ou seja, a frutose acaba ficando mais concentrada porque usamos uma quantidade maior de frutas. E a frutose sem as fibras é digerida muito rapidamente, aumentando o índice glicêmico (nível de açúcar no sangue) rapidamente.

Outro aspecto a ser destacado, é que normalmente o suco é ingerido mais rápido que a fruta. Principalmente em dias quentes como os que têm feito em São Paulo, o suco é virado em um gole só. Sabemos que o cérebro demora cerca de 20 minutos para perceber que ingerimos algo, dificilmente alguém demora tudo isso pra tomar um copo de suco, não é mesmo?

suco ou fruta

Então vamos juntar tudo que acontece quando consumimos um suco natural, sem açúcar, porém coado ao invés da fruta?

O suco é ingerido em menos de 5 minutos, sem a mastigação que, já vimos aqui, é onde começa a digestão. Pela diminuição de fibras, não ficamos satisfeitos por muito tempo; o esvaziamento gástrico (tempo que o estômago demora para esvaziar) é mais rápido do que em alimentos sólidos, ou seja, o suco pode até matar a sede, mas ele não traz saciedade, e apesar de ter um valor calórico maior do que a fruta, ele sacia menos.

Olhando assim, não seria melhor comer a fruta e tomar um copo de água, para matar a sede?!

Fora que a fruta é só pegar, lavar e saborear. Já o suco precisa lavar a fruta, cortar, por no liquidificador, processador ou espremedor… Faz bem mais sujeira e da mais trabalho.

Resumo da ópera: o consumo de frutas in natura é mais benéfico para a saúde. Insista para que seu filho coma frutas no café da manhã e na sobremesa do almoço e jantar. Se ele quiser tomar um suco no lanche ou em algum dia de muito calor, não sou contra. Aliás, adoro sucos e tomo frequentemente. Só acho que os sucos não podem e não devem SUBSTITUIR as frutas. Cada um com o seu papel.

Beijo grande e bom final de semana,

Lu.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *