BLW – A DIETA DA MODA DOS BEBÊS



O Baby Led Weaning (desmame conduzido pelo bebe) ou BLW, para os íntimos, é a transição entre a fase de aleitamento exclusivo e a última mamada, e se baseia no desenvolvimento dos bebês durante o primeiro ano de vida. Normalmente, é iniciado por volta dos 6 meses de idade, quando o bebê já é capaz de sentar com pouco ou nenhum apoio e pega (ou tenta pegar) tudo que vê pela frente.

A ‘prontidão’ fisiológica dos bebês para alimentos sólidos coincide com o desenvolvimento da habilidade de pegar alimentos com as mãos, levar à boca e mastigar. Se houver oportunidade, irão mostrar aos familiares que estão prontos ao pegar algo do prato de alguém. Esse movimento faz parte da brincadeira exploratória dos bebês, e o BLW estende essa curiosidade natural para o descobrimento dos alimentos.
Os benefícios de deixar que a criança siga seus instintos devem ser considerados nesse momento, sendo assim, a alimentação com a colher é desnecessária para os bebês saudáveis, que são capazes de se alimentarem sozinhos.

Asparagus

No começo, é necessária apenas uma pequena quantidade de comida – principalmente para suprir as necessidades de ferro e zinco – e normalmente leva algumas semanas antes que alguma mudança na quantidade de leite ingerida seja percebida. Cada bebê é diferente, mas a maioria só vai precisar de uma quantia considerável de alimentos sólidos ao redor dos nove meses, o que significa que os bebês aprendem a comer antes de realmente precisarem desses alimentos, ou seja, quando essa necessidade for real, eles já estarão familiarizados com diversos gostos, texturas e aromas.
O BLW gira em torno de refeições realizadas em família, onde todos se alimentam de forma nutritiva e segura, tentando fugir ao máximo da adição de açúcar, sal e químicos. Aos seis meses, o sistema digestivo dos bebês está pronto para as comidas sólidas e quase qualquer alimento saudável é adequado, embora a forma de apresentação possa ter de ser adaptada para que o bebê consiga maneja-lo sem dificuldades no começo. As exceções são as mesmas que no método tradicional de alimentação complementar: mel, ovos crus, frutos do mar e leite de vaca. No caso de alguma alergia na família, converse com o pediatra/nutricionista antes de incluir esses alimentos.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS:

– O bebê escolhe o que, quanto e com qual velocidade vai comer;
– O bebê não é pressionado a comer uma quantidade pré-determinada, ou determinado grupo de alimentos, a ênfase é em deixar que ele explore e descubra a maior variedade possível de alimentos saudáveis em seu próprio tempo;
– O bebê define o ritmo do progresso nos alimentos sólidos e decide quão rapidamente ele reduz sua alimentação à base de leite;

O resultado é uma transição mais lenta e agradável, evitando a maioria dos conflitos e desafios alimentares enfrentados pelas famílias, e com resultados potencialmente mais saudáveis para a criança.

Baby_weaning_day_one_avocado2

VANTAGENS:

Escolhas alimentares mais saudáveis – os bebês podem explorar o sabor, cheiro e textura de alimentos nutritivos, em vez da mistura de sabores que costuma compor as papinhas tradicionais.

Menos obesidade – os bebês podem comer de acordo com seu apetite. Param de comer quando se sentem satisfeitos e não são pressionados a comer mais rápido do que lhes é natural, comer ‘mais uma colherada’ ou ‘limpar o prato’. Muitos bebês que não usam o método BLW são encorajados a comer mais do que precisam desde o começo da introdução alimentar, ficando com seu padrão de fome e saciedade alterado.

Desenvolvimento natural da mandíbula – Desde o começo os bebês experimentam diversas texturas, permitindo que sua habilidade mastigatória se desenvolva naturalmente, o que pode facilitar o desenvolvimento da fala e reduzir a necessidade de aparelhos ortodônticos no futuro. Além disso, comidas que necessitam de mastigação permanecem mais tempo na boca em contato com a saliva, promovendo uma digestão melhor.

Confiança e diversão durante as refeições – A partir do momento que não existe pressão para o bebê comer, as brigas durante a refeição diminuem consideravelmente, fazendo este momento ser mais proveitoso. Além disso, as refeições realizadas em família permitem que o bebê se espelhe e copie os pais, aprendendo a dividir e esperar sua vez, além de desenvolver habilidades sociais.

blw1

OS PRIMEIROS ALIMENTOS – COMO FAZER BLW:

– Escolha um momento que o bebê não esteja com fome nem cansado. Os bebês não sabem que os alimentos sólidos podem satisfazê-los, estão acostumados ao peito/mamadeira. Se o bebê estiver cansado ou com fome, não vai conseguir relaxar e se concentrar para explorar esses novos “brinquedos” que são os alimentos.
– Coloque o bebê sentado à mesa com o resto dos familiares. Pode ser em um cadeirão ou no colo de alguém. Certifique-se de que o bebê está sentado direitinho para pegar os alimentos, e não jogado pra trás ou escorregando.
– Não esqueça do babador ou, se estiver quente, pode deixa-lo apenas de fralda. Fora isso, cubra a área em volta com um pano limpo ou plástico para que os alimentos que caírem possam ser devolvidos ao bebê. O BLW, no começo, faz bastante bagunça/sujeira, mas os bebês aprendem rápido e logo vão aprendendo a se comportar melhor.
– Ofereça ao bebê alguns pedaços por vez do mesmo alimento. Corte em um formato e tamanho que seja fácil para o bebê pegar e deixe numa consistência firme o suficiente para segurar e mole o bastante para mastigar. No começo, isso significa cortar em bastões ou tiras e gradualmente evoluir para pedaços menores e outras consistências. Como os pratos e talheres as vezes causam distração, recomendo deixar os alimentos em cima do cadeirão ou da mesa (bem limpos, é claro).

blw food

– Deixe o bebê explorar os alimentos e comer no seu próprio ritmo (se ele comer) – Isso significa não ter pressa e não tentar persuadir o bebê a comer, deixando que ele aperte, cheire e olhe a comida quanto ele quiser. Não espere que ele coma muito no começo – quando ele estiver pronto, irá comer.
– Não deixe que ninguém coloque alimentos na boca do bebê, apenas ele mesmo – ter certeza de que ele está no controle do que entra em sua boca é uma parte importante na segurança do seu bebê.
– Não ofereça alimentos duros e pequenos – uvas, ovos de codorna e tomates-cereja devem ser cortados ao meio, o caroço deve ser removido dos alimentos, e as nozes, inteiras ou em pedaços, não são indicadas.

O bebê que ainda mama em livre demanda não precisa tomar nada durante as refeições ou entre elas senão leite materno. Se preferir, pode deixar um copinho com um pouco de água ao alcance do bebê, mas não se incomode se ele não quiser. Para os bebês que utilizam fórmula infantil, é necessário oferecer um pouquinho de água de tempos em tempos quando começarem a comer um pouquinho.

O blw tem mais sucesso quando o foco é uma oportunidade de brincar e aprender, ao invés de comer. Conforme o bebê se desenvolve, ele vai comer mais alimentos sólidos e diminuir o ritmo das mamadas.

baby-led-weaning-blog

APRENDENDO A MASTIGAR E ENGOLIR OS ALIMENTOS DE FORMA SEGURA E NATURAL

Assim como os bebês aprendem a sentar antes de andar, no período entre 5 e 7 meses eles aprendem primeiro a levar coisas até a boca, depois a morder e roer, em seguida a mastigar e por último a engolir propositalmente.
Permitir que o bebê permaneça em controle garante que essa sequencia não é apressada e mantem o bebê a salvo. A maior parte das primeiras mordidas vai cair pra fora da boca do bebê, isso protege suas vias aéreas até que ele esteja maduro o suficiente para engolir seguramente – da mesma forma, se ele não consegue morder um pedaço, provavelmente não está pronto para mastiga-lo. É por isso que ninguém deveria tentar ajudar o bebê colocando alimentos em sua boca.
Engasgos e vômitos são comuns no começo do BLW. O reflexo do vômito, particularmente mais sensível entre 6 e 8 meses, previne que os alimentos sejam empurrados muito pro fundo da boca sem uma correta mastigação. Conforme o bebê amadurece, sua mastigação melhora e o ponto onde o reflexo era acionado muda mais pro fundo da boca, diminuindo a incidência de engasgos. Apesar dos pais se assustarem com esses engasgos, os bebês não se incomodam muito, estão aprendendo a não encher de mais a boca.

TRABALHANDO COM BEBÊS, E NÃO LUTANDO CONTRA ELES

Todos os bebês saudáveis aprendem a se virar, sentar, engatinhar e andar quando estão prontos, desde que haja oportunidades. A maioria das pessoas nunca nem sonharia em determinar uma data para o bebê começar a andar, ou introduziria um “programa para andar” a partir de determinado dia. Eles também considerariam cruel prevenir que o bebê ande antes dessa data. Ainda assim, o método de introdução alimentar convencional segue esta linha.
O BLW se baseia no entendimento que a maior parte das dificuldades na alimentação e brigas durante as refeições acontecem por que o objetivo dos pais está em conflito com o instinto do filho.

BLW-pees-e1383300552371-768x1024

Sabendo que não há necessidade de introduzir qualquer alimento além do leite antes dos 6 meses, é hora de olhar para o desenvolvimento do seu bebê e conceder-lhe o respeito, autonomia e ‘alimentos de verdade’ que eles merecem. O resultado será uma experiência mais leve e saudável para todos os envolvidos.


Algumas considerações:

– Se eu fosse escrever tudo o que gostaria sobre BLW, ficaria um texto enorme digno de livro. No futuro, escreverei mais posts sobre esse assunto. Qualquer dúvida, podem me mandar e-mail no contato@oquehouvecomacouve.com.br ou escrever aqui nos comentários.

– Muito do que eu escrevi aqui foi adaptado de um artigo de 2013 da Gill Rapley e Tracey Murkett, elas escreveram livros e tem um site em inglês para quem quiser se aprofundar mais no assunto.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *