Desde muito pequenininha eu sofria deste mal. Lembro que na geladeira de casa tinha uma lista dos alimentos que eu precisava comer diariamente e os que eu deveria evitar. Até hoje, nunca fui muito fã de maçã… Provavelmente por isso. Mas esse post não é sobre mim, e sim sobre algumas dicas que podem ajudar seu pequeno (talvez não tão pequeno assim) a melhorar o funcionamento do intestino.
Primeira coisa: aumentar o consumo de fibras!
Elas estão presentes, principalmente em:
Frutas – destaque para ameixa, mamão, laranja, mexerica (as últimas duas quando consumidas com o bagaço), importante ingerir as frutas com casca, quando possível.
Verduras e legumes – principalmente quando consumidos crus. Aqui também se aplica a dica das frutas: os legumes com a casca sempre que der.
Leguminosas – feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico.
Cereais – farelo de trigo, farinha de trigo integral, arroz integral, milho, pipoca, entre outros.
Aumentar o consumo de água!
Muitas vezes, as fezes ficam ressecadas por falta de água, causando dor e dificuldade ao tentar eliminá-las, por isso é importante ter certeza que seu filhote está ingerindo a quantidade recomendada para ele (de acordo com o peso):
Entre 2 e 10kg – 100ml/kg de peso
Entre 10 e 20kg – 1000ml para 10kg e 50ml/kg de peso adicional
A cima de 20kg – 1500ml para 20kg e 20ml/kg de peso adicional
Treinar ir ao banheiro!
Como sabemos, as crianças não gostam de parara brincadeira (ou qualquer atividade) para ir ao banheiro. Muitas vezes, elas ignoram quando vem a vontade, causando o ressecamento das fezes e aumentando a dificuldade ao evacuar.
Por isso, é muito importante incentivá-los a treinar ir ao banheiro. Escolha um momento no dia que normalmente vem a vontade para o seu filho (pode ser após uma grande refeição, no horário de tomar banho, antes de dormir, enfim, cada um tem suas preferências) e oriente-o a todos os dias sentar no vaso sanitário e “fazer força”, “chamar o cocô”, ou qualquer coisa que faça sentido para ele. Se for muito pequeno, ensine-o a fazer força como se estivesse assoprando uma vela ou uma bexiga.
Precisamos ensinar o intestino qual o horário dele funcionar, e essa é uma boa técnica.
Praticar atividades físicas!
Dança, pega-pega, esconde-esconde, pular corda, jogar futebol, vôlei, natação, bicicleta, patins, o que for!
A atividade física estimula os movimentos peristálticos, que são a atividade muscular do intestino, auxiliando na eliminação das fezes. Passar muito tempo sentado ou deitado pode causar (ou agravar) a prisão de ventre.
Espero que ajude!
Beijo grande, Lu