EVITANDO FAST FOOD NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO


Um dia desses estava almoçando na praça de alimentação do shopping e, confesso, fiquei um pouco chocada. Para todos os lados que olhava era pizza, hambúrguer, frituras. Se fosse considerar só as crianças, 90% comia um lanche do ‘Mc Donalds’. E, pasmem, não era final de semana.

Eu sei bem que essa mania de comer rápido, fácil e gostoso, proveniente dos costumes norte-americanos, já faz parte do cotidiano de muitas crianças aqui no Brasil. O problema é que o consumo desenfreado de fast food contribui para o excesso de gordura na alimentação e predispõe as crianças a erros alimentares que podem levar à obesidade.

fast food criança

Aí fiquei pensando… Por que será que todo mundo come a mesma coisa? Com tantas opções mais saudáveis, com menos fila e pelo mesmo preço, será que ninguém tem vontade de variar? Experimentar outros sabores? Será que pensam ‘já que vou comer besteira, então melhor chutar o balde?’ Será que as pessoas sabem que existem escolhas melhores? Será que estão ligando pra isso?

Como podem perceber, essa história não saiu da minha cabeça. E me senti na obrigação de pelo menos tentar ajudar, dando outras opções para os dias de praça de alimentação do shopping. Afinal de contas, com esse tempinho que está em SP, com frio e chuva, tenho certeza que o final de semana de muitas famílias vai acabar por lá.

Vamos às dicas:

  • Prefira os assados/grelhados aos fritos. Vale pra tudo, desde o modo como vai ser preparada a carne/frango/peixe até o tipo de salgado a ser escolhido. Uma carne assada ou grelhada é sempre melhor que uma frita, assim como uma esfiha é melhor do que uma coxinha ou croquete.
  • As batatas assadas são uma boa opção, mas atenção na hora de escolher o recheio! Prefira os de frango, atum, legumes e verduras no geral e queijos brancos. Dica da couve: não desperdice a casca da batata, é ela quem fornece maior quantidade de fibras e vitamina C.

  • Os restaurantes por quilo são uma ótima opção, neles você pode montar o prato exatamente do tamanho da sua fome, sem acabar comendo mais do que deveria porque ‘já estava servido’. Não se esqueça da salada e das verduras e legumes. Desafio da couve: tente fazer um prato com no mínimo 5 cores.
  • Se for comer um sanduíche, prefira os que vêm com salada. Evite a adição de molhos como ketchup, mostarda e, principalmente, a maionese. Para uma quantidade maior de vitaminas e fibras, escolha um suco natural ou uma fruta para a sobremesa.
  • Outra opção que pode ser interessante são os restaurantes onde você escolhe uma massa e os ingredientes que vão constituir o molho. A mesma dica do restaurante por quilo vale aqui, tente colocar ingredientes de diferentes cores e evite os molhos de “quatro queijos”, que são mais gordurosos.

Como eu sempre digo, na vida tudo é questão de EQUILÍBRIO.

elephant-balance

fast food pode fazer parte de uma alimentação saudável, desde que no dia-a-dia as crianças se alimentem bem, consumindo frutas, legumes e verduras. Se o consumo de fast food for algo esporádico e equilibrado, certamente contribuirá apenas com sabor e prazer.

Beijos e bom final de semana!

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *