Hoje eu postei no instagram (ainda não segue a couve por lá? Então entra nesse link) uma foto do meu almoço e pelo jeito tava com uma cara boa, porque muita gente pediu a receita.
Ingredientes:
Abóbora Japonesa
Azeite
Cebola
Hortelã
Orégano
Pimentão (e/ou tomate)
Ricota
Sal
Trigo para Quibe
Pré-preparo:
Corte a abóbora em pedaços
Pique a cebola em cubos pequenos
Corte o pimentão e/ou tomate em cubos pequenos
Pique o hortelã
Modo de Preparo:
Coloque os pedaços de abóbora em uma panela e cubra com água (4cm a cima do nível da abóbora). Deixe cozinhando em fogo alto até ficar bem macia.
Enquanto isso, em outra panela, refogue a cebola picadinha (em azeite ou manteiga, como preferir), quando estiver douradinha, adicione o pimentão e/ou o tomate e refogue mais um pouco. Esfarele a ricota sobre o refogado, adicione sal e orégano e misture.
#dicadacouve se quiser colocar alguma castanha (usei castanha do pará, mas pode ser outra) ou uva passa, dá um sabor especial.
Quando a abóbora estiver macia, amasse-a na panela com o restante da água até formar um creme mole. Coloque sal a gosto. Adicione o trigo para quibe e as folhinhas de hortelã e espere esfriar.
Pegue um pirex e unte com manteiga ou azeite. Coloque metade da massa do quibe no pirex e modele com as costas de uma colher até ficar uniforme, cubra com a ricota e coloque o restante do quibe por cima, alisando também. Com a ponta de uma faca, marque os pedaços – pode ser em quadrados ou retângulos.
Asse em fogo médio até dourar e bom apetite!
Ps.: Sei que o pimentão é um legume que não cai bem pra todo mundo, por isso coloquei a opção de tomate. Pra quem gosta de pimentão, pode usar os dois.