SOBRE FAZER JEJUM E OMITIR O DESJEJUM


Sempre que alguém me pergunta sobre dieta ou pede “uma dica” para emagrecer eu sugiro que a pessoa aumente o número de vezes que come durante o dia, não pule o café da manhã e inclua lanches entre as principais refeições.

E a reação de muitos é: maaaais refeições? Comer cinco vezes ao dia? Que preguiça! Ou “como vou emagrecer comendo mais?” Pois bem, sempre que pego algum adolescente meio rebelde daqueles que não tomam café da manhã pra dormir mais dez minutinhos, ou que dormem a tarde toda entre o almoço e jantar, acreditando que ficar sem comer é a melhor opção, ou a mais simples, eu conto uma historinha pra eles.

Há muito tempo atrás, na época das cavernas, os homens tinham que sair para caçar, o que exigia tempo e muito esforço físico. Quando conseguiam algo para se alimentar, eles comiam muito e o organismo deles estocava toda essa energia com medo do tempo que poderia demorar entre uma caçada de sucesso e outra.

Acontece que nós evoluímos e esquecemos de avisar nosso corpo que existem os mercados cheios de comida e nós não saímos mais para caçar uma vez a cada muitos dias. Logo, nosso organismo continua “estocando” tudo com medo do nosso jejum prolongado. E quanto mais fazemos jejuns, mais ele tem medo, e mais ele estoca.

Começando a se alimentar de três em três horas, por exemplo, estaríamos de certa forma avisando nosso corpo que ele não precisa se preocupar em estocar energia, nós cuidamos dele e não vamos nos esquecer de comer.

Por isso enfatizo: NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DO CAFÉ DA MANHÃ E DE SUA IMPORTÂNCIA. E não estou falando de tomar um cafezinho de manhã, estou falando sobre sentar à mesa e fazer uma refeição completa e balanceada. Afinal de contas, é durante o café da manhã que avisamos nosso organismo que já acordamos, que ele pode parar de estocar energia e começar a gastar calorias.

Ouço muitos relatos de pessoas que acordam “sem fome” ou enjoados e por isso pulam essa refeição, mas, como tudo na vida, é questão de costume. Comece por um suco ou um iogurte, algo que pareça fácil de digerir de manhã. E vá acrescentando aos poucos outros alimentos, um pão, uma tapioca, um sanduíche, um cereal matinal… Enfim, o que fizer você se sentir bem.

Assim sendo, incentivo e estimulo vocês mães a criarem esse hábito dentro de casa. Uma mesa de café posta, agradável, com frutas, sucos, cereais, laticínios, pães, torradas, tudo que sua família gosta. Afinal de contas, todo mundo adora tomar café da manhã na padaria, não é mesmo? Por que não trazer esse prazer pra dentro de casa?!

fazer jejum / café-da-manhã