Muitas mamães me perguntam se podem oferecer Petit-suisse (o famoso Danoninho, e seus equivalentes) de sobremesa para os seus filhos.
Afinal, é prático, eles adoram, não dá trabalho…
Bom, eu não recomendo!
Primeiro – esse tipo de alimento só é indicado para crianças maiores de 4 anos, atenção, QUATRO ANOS. Vejo bebês com menos de 1 ano que já são praticamente dependentes do Danoninho.
Mesmo se seu filho for mais velho, Danoninho não é sobremesa! Nenhum derivado do leite (iogurtes, pudins, sorvetes, leite fermentado – tipo Yakult) deve ser oferecido após uma refeição principal.
Por quê?
– É nas grandes refeições que ingerimos maiores quantidades de Ferro.
– Leite e derivados são fontes de Cálcio.
– O Cálcio e o Ferro competem entre si para ver quem vai ser absorvido pelo organismo. E adivinha? O Cálcio ganha.
A longo prazo, isso pode acabar resultando numa anemia ferropriva (anemia causada pela deficiência de Ferro), então que tal deixar o leite e seus derivados para serem consumidos no café da manhã e nos lanches, e oferecer frutas de sobremesa para os pequenos?!
A variedade de frutas existentes é imensa! E além disso, podemos oferecer uma salada de frutas, ou apenas um mix de 2 ou 3 frutas picadinhas, podemos fazer gelatina caseira com frutas, até sorbet ou picolé de frutas é válido nos dias mais quentes!
Saia da mesmisse ‘maçã e banana’. Incentive seus filhos a provar diferentes frutas, corte de diferentes maneiras, ofereça a fruta inteira, faça um desenho no prato… Enfim, use a sua criatividade!
Your way of telling all in this article is in fact fastidious, every one be capable of easily know it, Thanks
a lot.
Wow, this paragraph is nice, my younger sister is analyzing these kinds of things, thus I am going to tell her.
Oi Beth! Que bom que você gostou, fico muito feliz 😀
A competição vale para todos, adultos, crianças, idosos… O truque é, quando consumir alguma fonte de cálcio (principalmente leite e derivados) no almoço ou jantar, consumir também uma fonte de vitamina C (pode ser limão espremido, suco de limão, laranja, acerola, ou na sobremesa), isso torna o ferro mais biodisponível, sem competir e ‘perder’ para o Cálcio.
Oi Lú! Parabéns pelo blog, tá lindo.
Pergunta: Essa competição entre cálcio e ferro vale para os adultos também?
Bjs