O QUE É QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?


introdução alimentar papinha

Uma fase na qual as mães costumam ficar confusas é quando começam a oferecer frutinhas e papinhas no dia a dia dos bebês, a famosa introdução alimentar.

Se queremos que nossos filhos experimentem diversos alimentos, se familiarizem e gostem da maioria deles, precisamos introduzir uma alimentação variada logo no começo. Se a gente só der o suco de laranja lima, como nosso filho vai conhecer o sabor do suco de melancia? Melão? Goiaba? Morango? Por que esperar para introduzir esses e outros tantos sabores?

Acontece que para o bebezinho que só conhece um sabor (o do leite), tudo é novidade. Muitas vezes, ao entrar em contato com um novo alimento, o bebê coloca pra fora, cospe, faz caretas… Mas isso não quer dizer que ele não gostou, que aquilo é ruim, e sim que ele está experimentando. Afinal, quem aqui gostou de pimentão logo de cara? O mesmo vale para azeitona, açaí, berinjela, kiwi, entre tantas outras comidas que precisamos provar várias vezes até gostar.
Sabia que cada alimento pode ser oferecido até 10 vezes antes de a criança ter uma opinião formada se gosta ou não? Então não precisa se desesperar se o seu filho não gostou da cenoura hoje, não significa que ele nunca vai gostar. Tente de novo amanhã, semana que vem, teste novos jeitos de cortar, de preparar, de temperar… E se mesmo depois de tudo isso, ele realmente não vai com a cara da tal da cenoura, tudo bem. Temos tantos outros legumes por aí. Ninguém é obrigado a gostar de tudo, não é mesmo?

A partir dos seis meses a criança já pode comer todas as frutas, legumes e verduras, e é importante que essas novidades sejam oferecidas diariamente e de forma variada. As frutas em forma de suco, papinha ou raspadinhas e os outros alimentos (legumes, verduras, carnes, tubérculos, leguminosas e cereais) nas papinhas salgadas de almoço e/ou jantar.

Para facilitar o desenvolvimento do paladar do seu bebê, em vez de bater tudo junto no liquidificador, tente cozinhar bem os alimentos, amassar com o garfo e posicioná-los separados no prato. Assim fica mais fácil identificar o que eles gostam e o que estranham mais.

Lembre-se: o prato do seu bebê deve conter um carboidrato (como arroz, batata, mandioca, macarrão), uma carne vermelha, frango ou peixe (esses podem ser desfiadinhos), uma verdura (folhas verdes), um legume e uma leguminosa (o mais usado é o feijão, mas podemos substituir por lentilha, grão de bico ou soja).

Agora é só usar a criatividade e alimentos bem coloridos! Qualquer dúvida ou sugestão, pode deixar aqui em baixo nos comentários.

Beijo grande e até a próxima!


Para saber mais sobre a introdução alimentar:

BLW – a dieta da moda dos bebês

Alimentos não indicados para menores de 1 ano

Dez passos até os 2 anos