Sou fã de torta de palmito. ADORO. Mesmo! Uma das comidas que, em minha opinião, sempre cai bem. No verão com saladinha, no inverno com arroz e feijão, no almoço, no jantar, até fria é gostosa.
E, claro, a torta-de-palmito-da-mamãe é uma das preferidas. Confesso que não sei se é por conta da receita (que vou dividir com vocês) ou por que é ela quem faz (que mão minha mãe tem pra cozinhar), mas acho que comida de mãe sempre tem amor envolvido, e isso é com certeza o melhor tempero. Ou seja, seus filhos também vão adorar!
Vamos à receita:
Ingredientes da massa:
3 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga
½ xícara de óleo
1 colher de sobremesa de sal
1 ovo
Ingredientes do recheio:
1 vidro grande de palmito picado (500g)
½ cebola ralada ou picada
1 tomate picado
2 xícaras de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
Sal e Pimenta a gosto
Modo de preparo:
Faça a massa misturando todos os ingredientes e deixe descansando enquanto prepara o recheio.
Refogue a cebola na manteiga, quando estiver transparente junte o tomate picadinho e o palmito com a água da conserva. Refogue em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos. Em um recipiente, misture a farinha com o leite e junte ao refogado mexendo sempre. Quando atingir a consistência desejada (mingau grosso) tempere com sal e pimenta a gosto. Desligue o fogo e espere ‘amornar’.
– Se precisar engrossar o recheio, acrescente aos poucos mais farinha diluída em água ou leite.
Coloque 2/3 da massa da torta em uma fôrma de fundo falso e use a colher (ou os dedos) para apertar bem no fundo e nas laterais, para não rachar. Coloque o recheio dentro e por cima apenas ‘esfarele’ o restante da massa, deixando soltinho. Asse em forno médio por aproximadamente 40 minutos e bom apetite!