7 DICAS PARA SEU FILHO COMER DE TUDO!


como fazer pra criança comer de tudo

Por que algumas crianças comem bem e de tudo, adoram frutas, legumes, verduras, todos os tipos de carne, peixe, ovo, e outras não saem do franguinho empanado, macarrão na manteiga e batatinha frita?

Por várias razões, às vezes falta de tempo, às vezes falta de informação, os pais pisam na bola em algum aspecto no quesito educação alimentar. Mas quem nunca errou, certo?

A maioria das crianças não tem autonomia pra ir até a cozinha e empanar seu frango ou colocar a água pra ferver pro macarrão. Se ninguém apresentou esses alimentos à criança e mostrou a possibilidade de comê-los todos os dias, com certeza ela não descobriu isso sozinha.

Então, já que sempre vale a pena tentar, hoje vou escrever algumas dicas de como EVITAR que isso aconteça:

  • Alimentar-se de forma balanceada e variada desde a gravidez!

Por que? O que a mãe come enquanto grávida, influencia no sabor do líquido amniótico, que é o responsável pelas trocas gasosas e de nutrientes entre a mãe e o feto. Quanto mais esse sabor variar, mais facilidade seu filho terá em experimentar e se acostumar com novos alimentos e gostos.

  • Continuar se alimentando de forma balanceada e variada enquanto amamentando.

Por que? O sabor dos alimentos também passa pelo leite materno.

  • Depois de 6 meses de aleitamento materno EXCLUSIVO (sem água, sem chá, sem suco), introduzir uma alimentação completa e variada. Quando seu filho não aceitar algum alimento, não se desespere! Tente novamente outro dia, corte o alimento em outro formato, mude a preparação.

Por que? Só consideramos que uma criança não gosta de um determinado alimento depois que o oferecemos a ela 10 vezes, em momentos diferentes e com apresentações diferentes. Não se desespere, mamãe.

  • De forma alguma ofereça leite pro seu filho se ele não aceitar alguma refeição. Tente novamente oferecer o mesmo prato depois de um tempo. Se ele não aceitar, espere o horário da próxima refeição e aí ofereça o usual dessa refeição.

Por que? As crianças gostam do que elas conhecem. E elas já conhecem (e gostam) do leite. Se o leite for sempre uma opção, elas não vão experimentar novos alimentos. Outro ponto: o que é mais fácil? Sugar uma mamadeira deitado no colo da mãe ou mastigar com seus poucos dentes alguma comidinha nova e colorida?

  • Seu bebê não tem vontade do que ele não conhece. Quanto mais tarde você introduzir o açúcar, o sal e alimentos industrializados em geral, melhor.

Por que? Se você estiver comendo um chocolate e ele ficar olhando, pedindo, ele apenas está interessado nessa coisa nova e desconhecida, não quer dizer que ele conhece o chocolate e está morrendo-de-vontade. Ou se ele ficar olhando com essa cara pro seu vinho no jantar você vai dar um golinho pra ele?

  • Converse com o pai da criança, os avós, a babá ou cuidadora. Todos devem agir da mesma forma!

Por que? Se a criança perceber que consegue manipular algum de seus responsáveis, vai achar (ou tentar) manipular todos os outros. E aí, mamãe, seguuuura!

  • Os pais são sempre o exemplo dos filhos. Assim como não falamos palavrão na frente deles para eles não aprenderem e nos imitarem, devemos nos policiar para comer de forma variada e balanceada sempre.

Por que? Como ensinar nossos filhos a comer verduras se não chegamos nem perto dos alimentos verdes? Como falar para ele tomar suco natural sem açúcar se nós estamos tomando refrigerante?

Enfim, são dicas simples mas muuuito eficazes. Tente, e depois me conte sua experiência, suas dificuldades e sucessos!!

Beijinhos, Lu