QUE BEBIDA MANDAR NA LANCHEIRA?


Quando eu era pequena, a noção de saúde e nutrição era bem diferente de hoje em dia. Lembro que a maioria dos meus coleguinhas levava refrigerante na lancheira, um ou outro levava algum suco de caixinha, quase sempre de uva ou maçã. Hoje a informação é tanta, que as mães e pais acabam ficando confusos com o que devem ou não colocar na lancheira, principalmente para beber.

Posso mandar suco? Qual sabor? Não vai oxidar? Perder todos os nutrientes? E iogurte, pode? Água de côco? Suco de soja?

As dúvidas são inúmeras… Pensando nisso, separei aqui algumas dicas e informações para tranquiliza-los na hora de preparar a lancheira dos pequenos.

  • Primeiro de tudo, eu recomendo fortemente uma garrafinha térmica. Além de conservar bem melhor a temperatura dos líquidos, ela fica bem vedada e escura, retardando o processo de oxidação das frutas.

GARRAFINHA_TÉRMICA_LANCHEIRA

  • Independente da bebida que você for por na lancheira, tente sempre mandar uma garrafinha com água mineral também. É muito importante incentivar as crianças a beberem água! Elas não costumam ligar muito pra isso.

  • Muitas vezes pensamos só nos sucos e esquecemos que existem outras opções como água de coco, chá gelado, iogurte… Hoje em dia existem até uns purês de fruta/smoothies que são sem adição de açúcar, sem conservantes, apenas a fruta. Uma opção interessante pra diversificar! Quanto mais você variar, melhor. Tente mandar um dia água de coco, no outro um suco, no terceiro um chá gelado, no quarto iogurte e por aí vai…

  • Uma ideia interessante é deixar sexta feira (ou qualquer outro dia da semana) para o seu filho escolher o lanche. Claro, dentre as opções que você der. As crianças adoram ter autonomia e ainda facilita o trabalho de você quebrar a cabeça para inventar algo diferente.

Duas maneiras de preparar sucos e conservar os nutrientes:

  • No dia anterior, bata a fruta com um pouquinho de água, coloque em forminhas de gelo e leve ao congelador. Quando for preparar a lancheira, coloque os gelinhos de fruta na garrafa térmica (com cuidado pra não quebrar o revestimento da garrafa). Você pode adicionar água em casa ou falar para o seu filho colocar água na escola mesmo. Dependendo do horário do lanche, os cubinhos vão ter mais ou menos tempo de derreter. O legal desse método, é que você pode misturar sabores. Funciona quase como uma polpa de fruta. Só que caseira e feita com muito amor.

gelos_de_suco bebidas na lancheira

  • Faça o suco perto do horário de ir para a escola, encha uma pequena garrafa térmica bem fechadinha e coloque na lancheira. As frutas oxidam em contato com a luz, o calor e o oxigênio, por isso a garrafa térmica, ela conserva a temperatura e costuma ser escura. Tente completar pelo menos 90% do volume da garrafa, para ter menor quantidade de oxigênio. Nesse caso, prefira as frutas que demoram mais para oxidar, como abacaxi, maracujá, goiaba, melão ou acerola.

Ainda sobre os sucos… Quando for optar por esse tipo de bebida na lancheira, não precisa colocar mais uma fruta. Opte, ou suco, ou fruta! (Tem texto explicando qual escolher aqui!)


Quando for escolher chá gelado, evite comprar aqueles prontos. Faça em casa (pode ser no dia anterior) um chá que seu filho goste, deixe esfriar e coloque na garrafinha térmica. Pode adicionar umas pedrinhas de gelo se preferir. As opções de sabor são inúmeras, desde os tradicionais hortelã, capim santo, erva cidreira, camomila, verde, até um chá de limão, maçã com canela, frutas silvestres… No inverno, e se o seu filho gostar, você também pode mandar ele quentinho na garrafa térmica.

Outra opção é fazer águas saborizadas. Pode colocar uma rodela de limão ou laranja, hortelã, morango na garrafinha térmica junto com a água para dar um gostinho especial… Deixe a criatividade solta e teste novos sabores!

BEBIDA_LANCHEIRA GARRAFA_TÉRMICA

Espero que eu tenha ajudado, qualquer dúvida que restou, é só me escrever!

Beijo grande, Lu

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *