Uma boa maneira de começar algo é traçando metas. Hoje, a meta que vamos estipular são 60 minutos diários de alguma atividade física. Vale tudo! Desde ajudar o pai a lavar o carro (as pessoas ainda fazem isso?), ajudar a mãe com as tarefas domésticas, passear com o cachorro, guardar os brinquedos que estavam espalhados pela sala, nadar com os primos na casa da avó, jogar queimada, pular amarelinha, corre cotia… Qualquer atividade onde seu filho esteja se mexendo é válida.
Ser ativo não significa necessariamente ser esportista!
Vou contar uma coisa engraçada que acontecia comigo quando eu era pequena. Sou a filha caçula, com 4 anos de diferença pra minha irmã e 7 anos para o meu irmão. E SEMPRE que eles queriam que eu fizesse alguma coisa, ou estavam com preguiça de se mexer, eles me desafiavam. Coisas simples, do tipo: Lu, duvido você ir até a cozinha e pegar uma banana pra mim em menos de 1 minuto. E aí eles falavam que iriam cronometrar.
Nossa, era batata. Eu ia, ia rápido e ainda ia contente! Queria bater meu recorde, queria ser mais rápida, queria conseguir no tempo que eles falavam, queria impressionar. Lembrando que eu era bem pequena, e não tinha noção de quanto tempo era um minuto, por isso, o desafio era ainda maior. Com o passar dos anos fui percebendo que às vezes eles nem estavam prestando atenção no relógio, como eles tinham cronometrado aquilo?! Enfim, hahaha, é muito fácil incentivar uma criança!
Escrevi aqui algumas dicas para ajudar vocês:
- Se o seu filho não é nem um pouco ativo, comece devagar, com atividades de 10 a 15 minutos – pode ser um passeio pelo bairro, andar com o cachorro, brincar de elástico, caça ao tesouro, bambolê, qualquer atividade!
- Aumente o tempo e a diversidade das atividades gradualmente, até que alcancem 60 minutos diários. Você pode até pedir ajuda com tarefas domésticas como arrumar a cama ou guardar as roupas.
- Brincar é tão importante quanto fazer esportes. Pega-pega, polícia e ladrão, pular corda, ou apenas correr pelo parque ou praça se divertindo -> tudo conta!
- Crianças adoram desafios – criar um objetivo é uma boa maneira de deixa-los ativos e focados. Desafie-os com perguntas como ‘Quantas vezes vocês conseguem passar a bola um pro outro sem deixar cair no chão?” ou “Quanto tempo você demora pra dar uma volta correndo na quadra?”
- Procure um local onde seu filho possa realizar atividades perto da sua casa. Assim, ele vai fazer mais amiguinhos e você não precisa se preocupar em como cruzar a cidade para levar seu filho jogar futebol, por exemplo.
- Faça mais atividades em família. Proponha um jogo onde todos participem. Como tudo na vida, os pais são os principais exemplos para os filhos! Não adianta ficar no sofá em frente a televisão e querer que seus filhos saiam correndo brincando e pulando por aí.
Sempre acho que antes de parar de comer todas as coisas gostosas, precisamos começar a nos mexer. Incentive seus filhos a criarem uma rotina ativa desde pequenos. Eles vão agradecer no futuro!
Beijo grande e boa sorte,
Lu
Good day! I just would like to give you a big thumbs up for the excellent information you have right here on this post.
I’ll be returning to your blog for more soon.