E SE TIVESSE HORA CERTA PRA FAZER XIXI?


Outro dia estava refletindo sobre dietas e como elas são rígidas. TEM QUE comer isso, NÃO PODE comer aquilo. Você PRECISA se alimentar de três em três horas, exatamente na quantidade que estipularam pra você. Tem gente que chega a pesar os alimentos antes de prepara-los ou consumi-los…

Acho tudo isso exagerado e, sinceramente, não faz sentido pra mim.

Cada pessoa é uma pessoa. Temos vontades, gostos e metabolismos diferentes. Tem quem prefira doces e quem prefira salgados, tem quem sinta muita sede e aqueles que se esquecem de beber água. Tem gente que não sente fome de manhã, e aqueles que acordam com a barriga roncando…

Com todos esses pensamentos em mente, comecei a comparar a alimentação com a vontade de fazer xixi. E se alguém falasse pra você que a cada três horas você precisa urinar exatamente 200ml? Provavelmente você sentiria vontade antes em algum momento, e em outro, estaria sem vontade alguma. Em certas ocasiões você precisaria interromper o xixi antes da vontade passar, afinal, já completou os 200ml recomendados, e em outras, por mais força que fizesse, não conseguiria alcançar nem metade da meta. Eventualmente seu corpo poderia até se adaptar a essa nova rotina, afinal, o corpo é muito sábio e se adapta a quase tudo, mesmo quando está sendo prejudicado.

hora de comer

Com as dietas, é a mesma coisa. Você se desconecta dos sinais do seu corpo, das vontades que ele manda pro seu cérebro, pra seguir o que alguém que mal te conhece (muitas vezes alguém que não te conhece, no caso de dietas que aparecem em sites e revistas) recomendou. Ok, essa pessoa estudou pra isso (ou deveria ter estudado). Mas ela não está dentro de você. Ela não sabe o que você está passando.

Principalmente essas dietas que saem por aí como milagrosas, e indicam pra todo mundo a mesma coisa. Não levam em conta a atividade física, a idade, as preferências… Será que uma jovem de 20 anos e 1,70m de altura deveria comer a mesma coisa que uma senhora de 75anos com 1,55m? Provavelmente não, né? Mas elas prometem resultado! “Você vai emagrecer 5kg em 2 semanas.” Só esquecem de contar quantos quilos você vai ganhar em 2 meses…

Por essas e outras sugiro que você não deixe que ninguém diga o que pode ou não comer, muito menos quando começar ou  parar de se alimentar.

Reconecte-se com o seu corpo. Aprenda a ouvir os sinais que ele manda. Tente entender porque você teve aquele desejo de chocolate antes de dormir ou porque estava completamente sem fome no almoço de ontem. O corpo é muito sábio, e merece ser muito bem cuidado, afinal, é o seu bem mais precioso, e vai te acompanhar durante a vida inteira!

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *